Dúvidas Frequentes
Isso é completamente falso. Um hipnotizador é uma pessoa comum que domina a habilidade de usar o poder da sugestão para alcançar resultados desejados.
Totalmente falso. Em primeiro lugar, ninguém pode ser hipnotizado contra sua vontade. A pessoa tem de ser 100% cooperativo. Em segundo lugar, ninguém que esteja hipnotizado pode ser levado a tomar qualquer ação que não faria livremente se não estivesse sob hipnose. Durante a hipnose, a pessoa pode escolher aceitar ou rejeitar qualquer sugestão dada. Se for dada uma sugestão da qual discorde, ele ou ela provavelmente sairá do estado de hipnose de forma espontânea por sua própria escolha.
Ao contrário. Quanto mais inteligente for uma pessoa, mais fácil será sua hipnose. Em certos casos de debilidade mental, a hipnose se torna impossível. Quase todos que desejam sem hipnotizados podem sê-lo. Somente cerca de 1% da população não pode ser hipnotizada – por deficiência mental ou razões que não compreendemos.
Absolutamente não. Sob hipnose, a pessoa está acordado e consciente – extremamente. A pessoa hipnotizada deve apenas concentrar sua atenção para ser direcionada pelo hipnotizador e se esquecer de todo o resto.
Isso é totalmente falso. Mesmo se o hipnoterapeuta cair morto após deixar o cliente em hipnose profunda, o cliente se “libertaria” facilmente, seja caindo em breve sono (e acordando em estado normal), seja abrindo os olhos após algum tempo sem ouvir a voz do hipnoterapeuta.
Não é verdade. Qualquer nível de hipnose, da mais leve até a mais profunda, pode trazer resultados satisfatórios.
Sob hipnose, a pessoa está muito consciente de onde está e do que está acontecendo. A pessoa ouve tudo e está em um estado de relaxamento profundo parecido com o de “sonhar acordado”. Com frequência, tem-se uma sensação de entorpecimento do corpo ou de nenhuma consciência aguda de ter um corpo.