Hipnose
Hipnose é um estado parecido com aquele de quem sonha acordado. Nesse estado, a mente consciente de uma pessoa se torna quieta ou passiva. Um hipnoterapeuta introduz sugestões na mente subconsciente.
A mente consciente não é muito receptiva a sugestões já a mente subconsciente, por sua vez, é obediente, não raciocina, mas simplesmente responde ao que lhe é dito – por isso o valor e o poder da hipnose.
A mente subconsciente informa à mente consciente que há novas informações úteis ao tomar atitudes.
Sob hipnose, a pessoa está muito consciente de onde está e do que está acontecendo, ouve tudo e está em um estado de relaxamento profundo parecido com o de “sonhar acordado”.
Na associação livre, solicita-se que seja verbalizado cada pensamento que vier a sua mente, independentemente do quanto possa parecer irrelevante ou repugnante. O propósito da associação livre é chegar até o inconsciente, iniciando com uma ideia consciente presente e seguindo-a ao longo de uma cadeia de associações até onde ela levar.
O objetivo prático da psicanálise é fortalecer a personalidade, fazê-la mais independente em relação aos seus instintos e impulsos, trazendo alivio mental e menos sofrimento psíquico diante das exigências da realidade externa.
Técnicas utilizadas
Submodalidades
São as variações dos 5 sentidos básicos, formam a estrutura da sua representação interna e os significados que você atribui, cada pessoa percebe por exemplo a fobia de uma forma.
Dissociação e desestruturação de um problema tornando -o insignificante.
Visualização criativa, positiva, tudo aquilo que vemos a olho nu e aquilo que imaginamos ilumina as mesmas células cerebrais, são sinais elétricos interpretados pela nossa mente.
Buscar a causa do problema e através de sugestões diretas ressignificar a causa.
Técnica da Programação Neurolingustica (John Grinder e Richard Bandler), foi criada através da observação do ser humano.